Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

Sequestraram a Música, Voltemos ao século XX


Anos 60, 70, 80... Quem dera se eu fosse nascido, e pudesse contemplar epresenciar os maiores nomes da música nacional, aqueles que se foram injustamente, que fizeram e ainda fazem a diferença na vida de muitas pessoas, que mudaram a historia da música brasileira com suas letras incomparáveis, com seus ideais,histórias inesquecíveis, romances proibidos, aventuras e o sentimento letrado coma sonoridade dos acordes que acalma e relaxa qualquer alma.

O passado que ainda não se apagou completamente me mostra o quanto omundo mudou. Artistas conhecidos em todo planeta estão tendo seus clássicosesquecidos nos LPS no fundo da gaveta, músicos que nos anos 90 faziam sucesso pela sua obra de arte, estão a ver seu trabalho gradativamente em declínio pelaimposta ‘’moda’’ do Século XXI.

Impetuosa virada de milênio que trouxe com sigo uma devastação de poluição sonora, que sugou toda pré-moldada cultura bélica dos anos passados e empurrou para o ralo trabalho de anos de mestres conceituados internacionalmente. Asociedade mal agradecida menosprezou e trocou a verdadeira arte pelo “Lixo”.

O Rock, o Pop, o MPB e o Samba foram miseravelmente substituídos pelosdesagradáveis: Funk, Sertanejo Universitário, Axé, Forró e outros. Artistas e Bandascomo Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Nando Reis, Djavan e Caetano Velosoforam quase que completamente esquecidos; e passaram a fazer a sucesso Mr. Catra,Gaiola das Popozudas, Michel Teló, Israel Novaes e uma infinidade de cantores quenão deveriam ter passado de ‘’cantores de esquina’’.

As lindas frases de Humberto Gessinger: “Seus lábios são labirintos, que atraemos meus instintos mais sacanas...” / Renato Russo: "Ainda que eu falasse a língua dos homens,e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria...” ficaram ultrapassadas aos pés dasfrases banais de musicas modistas da atualidade , que não tem o mínimo de respeitoao ouvinte; e infelizmente essas musicas foram aceitas principalmente pela jovialidadeignorante, e por toda população que se expõem em danças sensuais reforçadas porletras que fazem a alusão ao sexo, drogas, bebidas, violência, sem pudor algum.

Se Cazuza presenciasse esse cenário lamentável talvez nem morresse de HIV,mas sim de desgosto, ao ver a sujeição de muitos ao “Lixo Cultural”. Educação eVergonha, é isso que está faltando, precisa-se de um pouco de inteligência paraenxerga o ridículo dessas musicas que tem data de validade. Não se faça de marionete,todos têm o poder de opinar contra essa barbaridade, vamos acabar com a estupideze elevar o nível de apreciação de música para a verdadeira Obra de Arte Musical.

Escrita por : Alisson Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário