Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A decadência da Música Cristã (parte I)



Após ler esse título você pode estar se perguntando: “Nossa, como assim?! Isso é possível? … Pois é caro (a)leitor (a) estamos perante a um objetivo tão básico de ser cumprido que conseguiu ser de uma certa forma sabotado.
No artigo anterior relatei que o principal objetivo da música cristã é exaltar e engradecer o nome de Deus (Leia o artigo completo aqui), mas tal como no meio secular o “mundo Gospel  entrou para o ramo da música comercial. Passamos da época de que louvores eram entoados para agradar a Deus e vivemos num tempo que as músicas são feitas para agradar o público. Basicamente a única diferença é que colocamos “Gospel” na frente.
Para não dar a imagem que o autor que vos escreve é um crítico laicista e agridoce vou deixar que os exemplos falem por si e no fim farei um breve comentário. Aqui vão as expressões mais usadas nas músicas atuais:
  •          “Você nasceu pra vencer” // “Você tem mesmo cara de vencedor”
  •          “ Hoje meu milagre vai chegar” // “Preciso de uma bênção e não vou desistir” //
  •          “Eu vou viver uma virada em minha vida” // “Por todo lado sou abençoado.”
  •          “Seu choro não foi em vão” // “O crente que ora recebe vitória”
  •          “Geração que vai pisar na cabeça do Diabo” // “ Vamos saquear o inferno”
  •          “Chegou a hora da sua vitória”// “Receba a unção da prosperidade”
  •          “Entra na minha casa (…) mexe com a minha estrutura” // “Remove a minha pedra”
  •          “Dizem que eu não vou conseguir” // “Agora é só vitória (357x)”

(…)
              
A pergunta que não quer calar é: Quem realmente está sendo adorado? Deus ou crente que nasceu pra vencer que agora pisa na cabeça do Diabo? Isso é simples de ser explicado: O Cristocentrismo foi substituído pelo Antropocentrismo, isto é, o foco principal da música cristã (que é Deus) foi trocado por ideais que visam, na maioria das vezes, massagear o ego dos “mártires chorões e desmotivados” da sociedade atual. Como líder de louvor tenho muita dificuldade em achar um hino que realmente chame a presença de Deus, cada mais tem-se tornado difícil essa tarefa mas com algum esforço a música certa aparece.

Você já parou pra analisar o que tem escutado ultimamente? Quem está sendo adorado?

Para finalizar deixo aqui um exemplo de uma música Cristocêntrica e uma música Antropocêntrica:

Cristocêntrica:






Antropocêntrica:



Escrito por: Thiago Henrique Silva

Curta nossa Pagina no > Facebook <

Nenhum comentário:

Postar um comentário