Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Música Cristã (nada de evangélica e muito menos gospel)



Nos artigos desse blogue um dos destaques e ideais defendidos até agora pelos autores foi o sentimento que a música provoca em nós, nada mais do que forma de como nos sentimos quando escutamos a união entre melodias harmônicas e versos bem estruturados que levaram algum tempo para serem escritos (no caso das músicas boas). Através dos versos e frases os compositores tentam exprimir o que sentem naquele momento pensando em como contagiar o público. Devido à essa atitude que surgiram os diferentes ritmos no ramo musical, como o caso do Fado que na maioria das vezes é entoado pelos fadistas numa forma de lamento doloroso e muito triste; e o nosso ritmo nacional Samba, que é sinônimo de alegria e euforia, principalmente neste período pré-Carnaval.
Da mesma forma que os compositores seculares (termo cristão) expressam o que sentem através da música, os compositores cristãos também fazem isso. Mas ao invés de sentimentos, situações ou críticas políticas o principal destaque é exaltar um nome: Jesus Cristo. Através desse ponto de partida a música cristã surgiu muito antes do próprio nascimento de Jesus, um exemplo é o livro de Salmos que é repleto em cânticos entoados maioritariamente com instrumentos de cordas dedicados em adoração à Deus, escritos maioritariamente pelo Rei Davi. Trazendo para os dias atuais vemos uma grande expansão tanto no mundo em diferentes culturas e idiomas quanto na própria mídia (em destaque a brasileira) que tem cedido um maior espaço para os cantores e músicos cristãos.
A música cristã tem como principal objetivo exaltar o nome de Deus adorando através de palavras e melodias. A razão pela qual não pus como título “Música evangélica” ou “Música Gospel” é bem simples por dois motivos:
1.      Quando intitulamos com o termo evangélica limitamos ao público evangélico e que nem sempre mantém o seu objetivo principal por mais que defendam o argumento de que estão anunciando o evangelho. Isso é ótimo mas a palavra evangelho traduzindo do grego significa “mudança” e proclamar isso seria além de pessoal muito limitado.
2.      O termo gospel é muito utilizado e através dele nascem até comunidades, empresas, gravadoras, livrarias e por aí vai. O gospel nada mais é do que um ritmo criado nos EUA no início do século passado pela população negra, em parte cristã, que vivia na época em que o racismo dominava a sociedade. Por mais que a tradução seja sinônimo de "evangelho" sabemos que essencialmente se refere aos grupos de igrejas americanas que cantam Soul com um coral super afinado e com umas roupas bem diferenciadas. Será se esse termo se encaixa para definir a música que entoa e engradece o nome de Deus? Hum… Pois é, eu também pensei a mesma coisa (risos).

Esquecendo os termos, você acha que atualmente a música cristã está cumprindo o seu principal objetivo? Esse é o tema do próximo artigo :)

Escrito por: Thiago Henrique Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário